sábado, 29 de agosto de 2009

Rafael, o nosso gato.

Rafael foi encontrado pelo Xico e por mim, no dia 15-04-2009, abandonado, mal abria os olhos, junto aos contentores do lixo, com um pequeno pires de leite, que alguém colocara junto dele, mas que o pobre decididamente não poderia ingerir, por ainda não ter maturidade para o efeito.
Uma vizinha pseudo-amiga dos animais chantageou para que o trouxesse para casa. Desagradado com a sua intervenção, com muita pena, acabei por abandonar o local e o pequeno enjeitado.

Nessa noite fui acordado com o barulho de chuva torrencial, descansando muito mal por força do remorso.

No dia seguinte voltei ao local esperançoso de que alguém tivesse recolhido o pardinho. Mas não!... Lá estava ele, encharcado, faminto e muito choroso. Chamei a Conceição que o acarinhou e concordou em trazer para casa, com Xico sempre a acompanhar e aparentemente contente com a situação.

De facto o pequenote não comia por si, pelo que fui imediatamente comprar-lhe alimento apropriado, com que foi alimentado a biberão por minha mulher e sogra, que parece terem mais empatia por ele do que eu próprio.






Rafael tem sido sempre saudável, reguila e brincalhão. Tem sempre um aspecto lustroso e os olhos sempre limpinhos, talvez por força da lavagem a que involuntariamente foi sujeito.

Aqui ficam as suas últimas fotos:






Nesta fase Rafael já desenxameia, percorre quintais e becos, conseguindo já três amigos da sua espécie: um siamês, um amarelado e outro preto e branco (a sua companhia mais assídua), que teima em trazer para o nosso quintal, mas o Xico não tolera essas ousadias e corre com eles, apenas o autorizando a ele, sendo vulgar vê-los a partilhar a comida.



3 comentários:

  1. Como é possível ter crescido tanto?!!!
    Como está lindo!
    O Xico é o chefe, ter aceitado o Rafael já foi muito bom, agora os amigos do Rafael, mais devagar.
    Muito bem Xico, não o deixes abusar.

    Parabéns aos donos/amigos do Xico e Rafael, sabem tratar muito bem de animais.

    Bjs,

    GR

    ResponderEliminar
  2. Ber meus amigo, adorei, e estas ficando um especialista nas notícias do dia a dia e filma-las documenta-las.Parabéns.
    O danadinho, mesmo que não saiba nem entanda esse cariinho, com ceretza recebe e retribui, eu, agradecida estou por encanta-me com Rafael o GATO ribtejano!!!!!!!!!!!!
    Mas diz pro Xico que mando um cafuné pra ele viu?

    ResponderEliminar
  3. Tioooo

    O Rafael está mesmo giroooooo!!!
    Tem sorte com o Xico. Eu tenho um Diogo, braco alemão, que não pode ver um gato por perto. Já por 3 vezes que me mandou com os gatos para o veterinário. A última vez foi há 3 semanas, uma gatinha que a minha filha encontrou na rua e trouxe para casa (já são 4). Teve de ser operada e ainda está em recuperação (a minha carteira também).
    Beijoooo e felicidades para todos!

    ResponderEliminar