quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Nova aventura do Xico


Xico colocou-nos em sobressalto mais uma vez.


Pouco antes das 8 da manhã de ontem, meu sogro franqueou-lhe o portão para que, como habitualmente, fosse satisfazer as suas necessidades fisiológicas a um descampado próximo. Meio hesitante, por não ir acompanhado, algo renitente, lá seguiu o seu destino.

Ele ultimamente tem demonstrado alguma carência, presumivelmente por, dada a sua idade, depois de algum esforço, ficar meio coxo de uma das patas anteriores mas, sem juízo, muitas vezes excede as suas capacidades.
Assim voltou a suceder! Passaram-se as horas e, cerca da uma da tarde, ainda não lhe tínhamos posto a vista em cima.
Por tal razão, mais uma vez, pouco convicto, lá me meti no jipe na tentativa de o localizar. Digo pouco convicto porque, quando assim sucede, sei que tal se deve há existência de namorada em estado interessante e, mesmo que o encontre, jamais me dá mão, olvidando a nossa amizade e empatia.

Almoço em atraso, barriga a "dar horas" e nada!...

Na busca cruzámo-nos com o dono do Tori, o tal filhote do Xico, já aqui falado no blogue, que também dera por sua falta sensivelmente à mesma hora, adiantando que estava farto de o procurar...
Pensei para comigo "Não há vergonha. Pai e filho na mesma orgia!..."

Quando estava prestes a desistir e vir almoçar, eis que recebi uma chamada para o celular, a dar notícias do meu amigo. Sabem quem telefonou? Nem com um doce podem adivinhar!... A chamada veio da..... POLÍCIA!

Ao chegar à Esquadra atravessei silenciosamente o átrio para poder flagrar a sua postura mas, ao entrar na área de atendimento, Xico pressentiu-me não sei como e levantou-se imediatamente de junto do graduado de serviço, detrás do balcão, onde se encontrava deitado. Dirigiu-se-me contente, com a cauda a bater, porém com o olhar algo envergonhado, molhado, a coxear e cheio de carrapichos.

Pelos policiais foi dito que Xico chegou junto da porta da Esquadra, sentou-se virado para o interior e ficou a aguardar. Por sorte, um policial mais antigo reconheceu-o e abriu a porta envidraçada que lhe obstava a passagem, após o que entrou e, acarinhado, lá seguiu para o local onde o fui encontrar.

De regresso, meio corpo fora da janela, cabeça ao vento, orelhas quais asas a bater, lá veio o Xico sorridente, embora cansado e dorido, satisfeito com mais uma aventura que acabou bem para ele e para mim também.

A nossa moradia situa-se num bairro periférico, a cerca de 2,5km do centro da cidade, onde a Esquadra se encontra. O meu amigão, àquela hora, teve que atravessar artérias com trânsito intenso. Não sei se se colocou ou colocou terceiros em risco, porém nenhum humano me soube relatar como conseguiu fazer o trajecto.

Restou-me "perguntar-lhe" a ele mesmo, ao que "respondeu" ter encontrado o filhote que, consigo, acompanhou uma matilha atrás de uma "rapariga" da cidade. Que foi muito difícil. Sempre a subir, já coxo, molhado e cheio de carrapichos a tolherem-lhe os movimentos, não podendo de forma alguma acompanhar os seus pares.
Sozinho na cidade, com dificuldades em fazer a viagem de regresso...Eureka, vou para a Polícia e o meu dono que me vá buscar!...

Bom, tenho que contar um segredo, fui polícia por mais de três décadas, os últimos anos a prestar serviço no exacto local onde fui encontrar o Xico deitado e onde me visitou algumas vezes, acompanhado da dona. Porém estou desligado do serviço há alguns anos e ele há muito tempo que não entra naquele local.

É tudo. Xico não tem juízo, mas inteligente, lá isso é!...

6 comentários:

  1. Olá Bernardo,
    Esse Chico é muito inteligente.Achei interessante essa história que você contou sobre ele.
    Mas, o fundo musical com esse lindo fado deixou seu blog super chic!!
    Você está de parabéns.
    Continue mandando notícias do Chico.
    Abraços,
    Kátia.

    ResponderEliminar
  2. Olá Bernardo.....esse seu cachorro tem história.........vida longa a você, familiares e óbvio, o amigo Chico.
    Abraços,

    Eduardo (E&Y).

    ResponderEliminar
  3. O Xico é d+++++++++++++....
    É um cão super esperto, um amor.
    E até conseguiu pôr um "gaivion" a falar (escrever). Fantástico!
    Beijo para todos

    ResponderEliminar
  4. Berrrrrrrrrrrrrrrrrrr!!!!!
    Mais uma historia, ainda bemm, com final feliz, e muito inteligente mesmo,este Xiquinho e demaissss!!!! merece mil beijossss!!!!

    ResponderEliminar
  5. Foi matar saudades, coitado.
    Um abraço
    Sustelo

    ResponderEliminar
  6. Adorei ler mais uma aventura do Xico.Por vezes os nossos Amigos de quatro patas, fazem o que nós, temos em mente.
    O Xico tem estórias fabulosas, grande Amigo!

    GR

    ResponderEliminar