segunda-feira, 11 de julho de 2011

Diabetes - Ralado ou talvez não.

Na verdade, tenho levado uma vida algo descontraída no que toca a cuidados com a alimentação, embora , por causa do colesterol elevado desde bastante jovem, sempre tenha evitado enchidos e demasiada gordura. Porém nas duas principais refeições, que nunca dispenso, sempre tive o costume de comer até completa satisfação, por vezes quase até "não caber mais".


No que toca ao convívio, levei anos em petisquinhos nas adegas da zona. Gosto muito de vinho, especialmente tinto, pelo que, admito, já "filtrei" umas boas pipas.
Considero que, devido a este hábito,  raras vezes me embebedei. Nunca caí, tive acidentes, ou prejudiquei a minha vida profissional, pessoal ou familiar.
No entanto, passei demasiado tempo a bebericar, sempre a "chumbar" o fígado que, sossegadamente, foi engordando e sobrecarregando o meu metabolismo.


Nas minhas análises, pouca coisa apresentava valores normais, com excepção da contagem PSA, sempre muito abaixo do normal e, para meu contentamento, a glicose sempre estava correcta, embora a rondar o tecto superior, o que me fazia julgar imune à diabetes.


Eis que, no último resultado, surgiram 120mg/dl, pelo que, considerando a concorrência com todos os maus valores, o facultativo determinou, e bem, que fizesse um exame específico à diabetes.


Resumindo: depois de 1/2 litro de água doce, nova "pica" e o resultado - "diabético!".


Inicialmente fiquei perturbado, mas depois, face às contagens moderadas, encaixei perfeitamente a situação e passei a ver as coisas pelo lado positivo.
Afinal não estou proibido de nada que seja importante. Deixei de comer alambazado e passei a alimentar-me com outra decência, e bem. Abandonei as duas refeições abrutalhadas e passei a ingerir alimentos por seis ou mais vezes ao dia, sendo que, ao almoço e ao jantar, paro sempre que saciado e não depois de demasiado cheio.
A técnica passa por comer lentamente e nunca atafulhando a boca de alimentos que, afinal, mal chegava a saborear.


Assim, sempre que tenho sinais de fome (coisa que raramente tinha) alimento-me. Passo a vida a comer algo e o facto é que a balança regista menos 5kg num lapso de menos de 60 dias.



Acredito que a minha diabetes me vai trazer mais saúde. Estou convencido de que as minhas contagens de colesterol, trigliceridos e acido úrico vão melhorar, mas isso vou saber para o fim do mês.
 Entretanto já noto alguma melhoria no que respeita à apneia do sono, embora continue a necessitar do CPAP (pequeno ventilador). 
Continuo a beber o meu tinto, obviamente que com muito mais moderação e se há festa, alegremente rompo um pouco as regras, como tenho feito no âmbito familiar, ao fim-de-semana.

Estes foram consumidos em família, no sábado passado, a modos a comemorar o aniversário do nosso casamento, que na véspera perfez 33 anos.
Bebi uns tintos de boa marca (caro) e comi demasiado durante o dia.


Depois passei algo mal, provavelmente devido a umas moelas estufadas, que comi num arraial popular.

... depois o Xico foi caçado, surpreso, a observar o pessoal. Flagrante feliz da Conceição.


... e hoje de tarde, flagrei eu esta.









7 comentários:

  1. Adorei ler mais uma das tuas histórias. Tens Tipo-II?
    Cuidado! arranhadelas, cortes...cuidado.
    Agora é uma questão de teres juizinho com a boca e a bebida.

    Se todas as santas fossem como o Xico, eu era católica.
    Mas esse GATO? é um GATÃO, era o pequenino. Coisa mais linda!

    BJS para ti, XICO e o belo GATÃO.

    GR

    ResponderEliminar
  2. Pois é a idade não perdoa e os excessos ao longo do tempo também não.

    ResponderEliminar
  3. Sim GR, diagnosticaram-me tipo II e estou a controlar as coisas, "penso eu de que..."
    Hehehehe na verdade o Xico parece uma santa aparecida...
    Quanto ao gatão, trata-se da Maria, de 8 anos de idade, que estamos a acabar de criar, por a minha filha a ter trazido de Lisboa, com muita mágoa sua. Mas tem que proteger-se por estar grávida e por a bicha largar demasiado pêlo no apartamento, para além de, dado ter cerca de 12kg, não conseguir lavar-se, daí as peladas.
    Esta Maria já foi apresentada neste blogue, nomeadamente em "Os nossos amigos de quatro patas".

    ResponderEliminar
  4. Olha, olha, olha...
    Vem agora esta Maria (a Conceição)acusar-me de excessos como se não fosse ela a cozinheira e quem me obrigava a comer compulsivamente...rssss
    Brincadeirinha...

    jinho.

    ResponderEliminar
  5. Pelo interesse que me suscitou, com a devida vénia e depois de autorizado, segue-se o comentário do meu amigo Sustelo, que ele próprio não colocou pelo motivo que fez constar:

    "
    Amigo Bernardo

    Ia deixar este comentário no teu Blog mas não consegui.
    Um abraço
    Sustelo



    Amigo Bernardo,

    Sou diabético insulino-dependente e tenho bastantes conhecimentos sobre o assunto. A tua diabetes é do tipo II, a que pode aparecer com a idade e hábitos alimentares algo desregrados. A do tipo I é a que aparece logo nalgumas crianças, com insuficiência de produção de insulina pelo pâncreas.

    Para teres a certeza que és diabético, faz assim: num dia almoças às 13 h e picas-te duas horas depois. No dia seguinte repete esse exame. Se em ambos os dias tiveres um valor acima de 140, és diabético de certeza. Ou seja, se não fosses, essas duas horas seriam suficientes para a glicémia descer abaixo dos 140.

    O valor da glicémia em jejum deverá situar-se entre 60 e 110, contudo. Mas ao longo do dia ela vai ficando em níveis mais elevados. E nos diabéticos demora muito a descer.

    O diabético pode comer de tudo um pouco. Há porém listas de alimentos, em que não deve ultrapassar as quantidades lá indicadas.

    Exemplos:
    uma batata a cada refeição;
    uma laranja de cada vez;
    2 tangerinas;
    uma maçã;
    8 castanhas,
    pouca massa,
    pouco feijão,
    pouco pão,
    pouco arroz,
    evitar chouriços,
    presuntos,
    farinheiras, etc.
    comer grelhados
    comer saladas à vontade

    O tratamento da diabetes (que não tem cura) começa pela boca. Depois, o exercício físico; se isso não chegar, há os comprimidos; e quando tudo o mencionado anteriormente é insuficiente para manter níveis de acúcar aceitaveis, há a injecção.
    A injecção não doi nada. Nadinha.

    Atenção: controlar bem os níveis de açúcar (glicémia) no sangue. Se esse nível vier abaixo dos 60 (hipoglicémia) as células não comem açúcar suficiente e as da cabeça são as primeiras a definhar com os anos. Se o nível andar muito alto, pode rebentar as veias pequeninas e fazer mossa nas partes mais sensíveis do organismo: olhos, sexo, planta dos pés, etc.

    Perguntarás: se as nossas células comem açúcar e muitas vezes o diabético tem açucar a mais no sangue, porque não vão elas comê-lo?

    Respondo-te: o açúcar anda no sangue; e para ir para as células tem de ter um transporte. Esse transporte chama-se insulina. Ora o pâncreas dum diabético, produzindo menos insulina, tem um "transporte fraco" para levar o açucar às células. OK?

    Quando precisares de alguma coisa, apita.
    Um abraço
    Sustelo

    Nota: procura sempre um médico diabetologista e não de clínica geral. Os de clínica geral por vezes dizem tanta asneira!!! E ao fim e ao cabo, se tivermos um Mercedes também não vamos à Peugeot.

    "

    ResponderEliminar
  6. Ora bem, ando esquecido e não vim aqui colocar o resultado das análises, bem como a minha evolução com a dieta.
    É assim: Peso 87kg, números redondos, mas, há cerca de um mês, ando entre os 86,5 e os 87.5kg, o que é normal e também não estou interessado em continuar com uma queda acentuada.
    Para quem, em maio, rondava os 100kg, estou muito satisfeito com os resultados.
    Relativamente às análises, também fiquei muito contente. A diabetes é como se não existisse, todos os resultados estavam normais, incluindo a contagem das células antigas, que são apuradas até aos 60 dias, creio. Por isso, sou diabético sim, mas apenas porque assim foi diagnosticado e porque tomo 1000mg de metformina, uma vez ao dia. Medicamento este que esqueci a toma uma vez ou outra, sem que as "picas" seguintes registassem alterações.
    Tive 152 de colesterol total, o que é mais que bom para quem hà dezenas de anos rondava os 300.
    Todos os outros resultados vieram para números normais, com excepção colesterol bom, que se mantém um pouco abaixo do normal.

    Na próxima segunda-feira tenho novas análises. Receio que o resultado tenha piorado um pouco, já que tenho sido menos radical com a dieta e, presumo, vou ter ácido úrico elevado, já que tenho tido dores nas mãos, julgo que por causa dos integrais e frutos secos que acrescentei à dieta. Veremos.
    Depois

    ResponderEliminar
  7. Eu cá, com os últimos resultados das análises:
    Quanto à glicémia (diabetes), melhorei em toda a área, pois tive apenas 102 de glicémia em jejum e, na glicada, tive 5,5% que, pese o facto de estar próximo do tecto da normalidade, que é de 5,9%, corresponde a uma melhoria pois, no último resultado, tinha 5,8%.
    - Ácido úrico: 7,4mg/dl, que sendo alto também contém uma melhoria. Vou tentar colocar-me abaixo dos 7mg, comendo menos frutos secos, na tentativa de irradicar as dores nos dedos e ombro direito.
    - Colesterol total: 186mg/dl, que corresponde a mais 32 que no último resultado. Porém está correcto, consideranto o normal ser até 200mg e ainda por ter subido ligeiramente o colesterol bom (HDL), que está agora nos 51mg e antes estaria a cerca de 40.
    - Trigliceridos: 252mg/dl onde continuo com números disparatados, pois a normalidade vai até 150. Aqui, dado ter piorado, honestamente acho que é culpa do vinho novo. De tarde voltei ao lanchinho, onde "emborco" cerca de 1/2 litro na beberricagem de duas ou mais horas de convívio. Tenho pena, pois gosto do convívio, mas vou ter que moderar-me ainda mais.
    Quanto ao resto está tudo muito bem, com a ressalva de que devo beber ainda mais água, pois a urina tem densidade de 1020 e o ideal deve estar abaixo deste número.
    - Quanto ao peso, contínua a rondar os 87kg, mais coisa menos coisa. Está difícil baixar e o meu objectivo "secreto" seriam os 82kg, até maio, quando perfaz o primeiro ano de "luta" pela perda de 18 a 20kg.

    ResponderEliminar